sábado, 10 de fevereiro de 2007

Beto Figueirôa/JC Imagem

Cesar Maia defendeu no seu blog mudanças imediatas no Estatuto da Criança. "As cenas de barbárie de um menino arrastado por delinqüentes irrecuperáveis, que já não diferenciam vida ou morte, crime ou direito (....) É hora de se dar respaldo legal para a retirada de menores da rua, compulsoriamente, quando circulam sem destino. Se a matrícula no ensino fundamental é obrigatória, por que estar na rua fora da escola é um direito?"
A morte do menino de 6 anos, depois de ficar preso pelo cinto em um carro roubado e ser arrastado em alta velocidade, reacende a discussão sobre a legislação, que atualmente tem permitido que menores cometam atos bárbaros. O menor homicida pode ser punido, mas três anos é o máximo vai cumprir, e depois sai para as ruas ainda mais perigoso, depois do "estágio" nas instituições para menores infratores.
A reforma necessária é enorme, começando pela educação e pela formação valorizando a pessoa e a vida. Porém, neste momento, para que a situação não se avolume até níveis mais trágicos é a lei que deve mudar. É muito grande a quantidade de menores envolvidos com o crime, tem que ser revista a questão da maioridade penal. E este infeliz fato acontecido chama mais uma vez a atenção para a urgência de mudanças na lei, aqui pode ser o ponto para começar a discussão e a efetivação.
Como formiguinhas na internet, um daqui, outro dali, com a união dos que pensam e se expressam no mundo virtual, existe a possibilidade de pressionar os responsáveis pelas alterações na lei.

Nenhum comentário: