sexta-feira, 26 de janeiro de 2007

De volta às urnas

Se não bastassem as dúvidas sobre o uso de urnas eletronicas, coisa que nem o fabricante bota a mão no fogo, surge mais uma idéia "brilhante", bizarra e suspeita.Existe um projeto de lei em tramitação no Congresso Nacional, o Projeto do Voto Virtual, PL 1503/03." Este projeto, sob a máscara da modernidade, acaba com as alternativas de auditoria eficiente do nosso Sistema Eleitoral Informatizado, pois: (1) elimina o registro impresso do voto conferido pelo eleitor, substituindo-o por um "voto virtual cego", cujo conteúdo o eleitor não tem como verificar; (2) revoga a obrigatoriedade da Justiça Eleitoral efetuar uma auditoria aberta no seu sistema informatizado antes da publicação dos resultados finais; (3) permite que o Sistema Eleitoral Informatizado contenha programas de computador fechados, ou seja, secretos ". Essa quimera nasceu por sugestão de ministros do Supremo Tribunal Federal e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ao Senador Eduardo Azeredo, e sua tramitação tem sido célere, empurrado pela interferência direta desses ministros sobre os legisladores, como declarado por estes durante a votação no Senado.

Um prato cheio. Se nem banco consegue deixar hackers de fora de seus sistemas imaginem a peneira que é o (des)governo. Mesmo que essa idéia fizesse sentido. O que não faz. Já imagino o referendo sobre a perpetuidade do Lula no comando do Brasil sendo feito sob este sistema. Alguém tem dúvidas do resultado?

Se estamos lutando pela ética na coisa pública a transparência é o primeiro passo.

Maiores informações sobre o assunto nos links abaixo:

http://www.brunazo.eng.br/voto-e/textos/PLazeredo-im08.htm
http://www.ic.unicamp.br/~stolfi/urna/Aler...26-Brunazo.html
http://www.votoseguro.org/
http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=4394

(colaborou David, do "Aqui não, Genésio")

Daqui para a frente, vamos cuidar e cobrar...

Passaram-se 4 anos. Muita coisa aconteceu no Brasil.De bom, quase nada. O páis não cresceu o que foi prometido.Em vez de Espetáculo do Crescimento, assistimos ao crescimento do espetáculo.Muito marketing, poucas realizações, muita corrupção, a perda definitiva da ética na política. Vários políticos foram comprovadamente indiciados no caso do mensalão, dos sanguessugas, dos correios mas nada aconteceu, ninguém foi condenado. Muitos deles não foram reeleitos mas em compensação envolvidos nos escândalos foram reeleitos e estarão a partir de fevereiro militando no Congresso a favor do que? Da manutenção do compadrio, do "toma lá,da cá" da troca de votos por cargos?
Foram reeleitos deputados autores de projetos de lei bizarros como por exemplo "poupança fraterna", "Dia do Saci-Pererê" e outras pérolas que tramitam no Congresso, foram reeleitos
deputados especializados em conturbar o ambiente de CPI´s, foram eleitos deputados envolvidos nos dólares na cueca, foi eleito um deputado cujo passado de militância inclui a suspeita de inocular um vírus nas plantações de cacau do Sul da Bahia que dizimou as plantações e tornou o país de exportador a importador do produto além de quebrar vários plantadores.
Foi eleito deputado um cidadão com passado de sérias acusações na vida política que agora se torna impune atrás do mandato. Felizmente, não veremos pelos próximos 4 anos o professor, a dançarina, o bispo ladrão e outros que contribuíram para colocar na lama a reputação deste Congresso.

O filminho abaixo mostra uma curta e triste resenha da primeira fase da era Lula.
Agora,ELES apostam no PAC. Será mais uma jogada de marketing? Ou um mero amontoado de intenções? O certo é que do jeito que saiu este "pacote", sem reforma tributária, política,previdenciária para valer, não iremos a lugar nenhum.
Nós, que fazemos parte dos 40% da população que não aceitou nas urnas esta segunda fase da era Lula, devemos democraticamente vigiar de perto e cobrar ética, seriedade e exemplo de cidadania dos que estão no poder e dos que estão na oposição, para que o sucessor do Nosso Guia em 2010 não receba um país pior do que temos hoje.



terça-feira, 23 de janeiro de 2007