sábado, 10 de fevereiro de 2007

Beto Figueirôa/JC Imagem

Cesar Maia defendeu no seu blog mudanças imediatas no Estatuto da Criança. "As cenas de barbárie de um menino arrastado por delinqüentes irrecuperáveis, que já não diferenciam vida ou morte, crime ou direito (....) É hora de se dar respaldo legal para a retirada de menores da rua, compulsoriamente, quando circulam sem destino. Se a matrícula no ensino fundamental é obrigatória, por que estar na rua fora da escola é um direito?"
A morte do menino de 6 anos, depois de ficar preso pelo cinto em um carro roubado e ser arrastado em alta velocidade, reacende a discussão sobre a legislação, que atualmente tem permitido que menores cometam atos bárbaros. O menor homicida pode ser punido, mas três anos é o máximo vai cumprir, e depois sai para as ruas ainda mais perigoso, depois do "estágio" nas instituições para menores infratores.
A reforma necessária é enorme, começando pela educação e pela formação valorizando a pessoa e a vida. Porém, neste momento, para que a situação não se avolume até níveis mais trágicos é a lei que deve mudar. É muito grande a quantidade de menores envolvidos com o crime, tem que ser revista a questão da maioridade penal. E este infeliz fato acontecido chama mais uma vez a atenção para a urgência de mudanças na lei, aqui pode ser o ponto para começar a discussão e a efetivação.
Como formiguinhas na internet, um daqui, outro dali, com a união dos que pensam e se expressam no mundo virtual, existe a possibilidade de pressionar os responsáveis pelas alterações na lei.

Vamos seguir o conselho do Reinaldo Azevedo?

Internet
A Internet exerce papel importante. Ela é a ONG dos sem-ONGs. Ela é o Chico Buarque dos sem-Chico Buarque. O negócio é botar na rede a lista dos amigos de bandidos — sim, podem ser chamados de “amigos dos bandidos”: é isso o que são. Vamos tornar públicos os seus nomes; vamos dividir os políticos entre os que defendem as pessoas honradas e os que simpatizam, queiram ou não, com o crime. Vocês sabem como fazer.
E não são apenas os políticos a passar por esse crivo democrático: também a Justiça, o Ministério Público, os jornalistas, os veículos de comunicação, a Igreja. “Eles” vão dizer que isso é uma patrulha fascista. Como “eles” jamais diriam que “fascistas” são os assassinos do menino João, a acusação tem a seriedade que tem.
Envie e-mails a senadores e deputados indagando coisas como: “O sr. é favorável à mudança do ECA para punir menor infrator?”; “O sr. é favorável à mudança da lei que prevê progressão da pena depois de cumprido apenas um sexto da sentença?”. Torne pública a resposta que você receber. Se o ignorarem, ponha a boca no trombone. Jamais permite que jornalistas, promotores, juizes, governadores, padres, ongueiros, sociólogos, artistas etc falem uma besteira contra a sua segurança e a de sua família sem a devida denúncia na rede.
Romper o silêncio: esse é o primeiro passo.
(do blog do Reinaldo Azevedo)

O tamanho do CASTIGO!


Sinceramente, às vezes é grande a tentação de abandonar o VOX LIBRE e decretar a aposentadoria como blogueiro.
Deixar no blog tudo o que já foi publicado, como um tipo de registro e simplesmente não postar mais nada.
Não seria por falta de assunto nem por falta de vontade de escrever, mas além da escassez de tempo, que as tarefas diárias consomem, há também a questão do desânimo porque parece que quando as coisas mudam é para pior.
Vivemos num mundo em que não há fundo do poço, mas buracos de queda eterna como aqueles de que falam velhas lendas orientais e que povoam os pesadelos de muitos.
Na data de ontem o noticiário não falou de outra coisa: uma tenebrosa história da vida real que os escritores de contos de terror sequer se atreveriam a imaginar.
Dois marginais roubaram um carro no bairro de Oswaldo Cruz na noite de quarta feira e expulsaram a família que ocupava o veículo.
Um menino de seis anos não conseguiu desembarcar a tempo e ficou preso ao automóvel pelo cinto de segurança do banco traseiro.
Os marginais arrancaram com o carro e o menino foi arrastado até a morte por cerca de 7 quilômetros até que o carro foi abandonado em Cascadura, ainda com o que restou da criança preso ao veículo.
Outros motoristas e transeuntes, sem saber que se tratava de bandidos em fuga, gritavam tentando avisar o motorista do carro roubado do que estava acontecendo.
Um motociclista perseguiu o veículo até emparelhar com ele quando foi afastado pela ameaça de uma arma de fogo.
Há testemunhas que contam que o veículo dos bandidos chegou a parar e arrancou novamente em alta velocidade e em zigue-zague, talvez tentando livrar-se do “fardo” incômodo.
Não é preciso descrever o estado em que ficou o corpo do pobre menino!Os bandidos já foram presos e claro que negam que soubessem estar arrastando o corpo de uma criança.
É provável que o início da tragédia tenha sido um acidente, mas há evidências de que em determinado momento os criminosos perceberam o que acontecia e resolveram prosseguir.
Um dos bandidos é menor de idade, ficará detido no máximo por três anos de acordo com a legislação de “defesa” da criança e do adolescente, legislação que na prática só parece proteger o menor infrator e nunca o menor vítima.
O criminoso maior de idade poderá ser condenado a 30 anos de cadeia e se na prisão se revelar um interno de bom comportamento, daqueles que andam com uma bíblia debaixo do braço, poderá estar nas ruas dentro de 5 anos.
Já a vítima, foi privada de uma vida inteira e de tudo o que poderia vir a ser e ter!
Talvez já seja hora de se começar a discutir coisas mais sérias e radicais como prisão perpétua e pena de morte.
Programas de rádio que na data de ontem promoveram pesquisas entre ouvintes constataram uma maciça manifestação favorável à pena capital para os autores de certos tipos de crimes.
É claro que surgirão antropólogos, sociólogos e vagabundólogos para dizer que nossa constituição não permite e et coetera e tal...
A questão é que a constituição é feita para servir o povo e não o contrário, se for a vontade do povo que se mude a constituição para que ela faça o que o povo exige, que assim seja!
Talvez a web seja o ambiente ideal para se começar a discutir esse assunto e deflagrar um movimento a respeito.
O VOX LIBRE torce para que alguns blogueiros com tempo e energia para isso se habilitem para a tarefa...

quarta-feira, 7 de fevereiro de 2007

Posts curtos e longos...

Posts curtos:
1- Luís Marinho diz que O BC deu uma bola fora na política de juros. Independente de avaliação da atuação do BC, pergunto : A serviço de quem o sindicalista/ Ministro do Trabalho está? Me parece papel de menino de recados.
2- Lula muda a contabilidade.Agora o déficit da Previdência não é mais déficit.É "política social" e deve ser estornado para as contas do Tesouro, assim como Caixa 2 e mensalão viraram "recursos não contabilizados". Pergunto: Acabou o déficit então? Milagre! Só o enviado de Deus podia fazer esta façanha.

3- Leiam o blog do Cezar Maia de ontem e de hoje. Ouçam também na CBN(infelizmente só pra quem tem Internet Explorer) o comentário de Arnaldo Jabor. A este respeito, quem tiver paciência, leia os 3 posts longos linkados abaixo
4-A quem se preocupa demais com Hugo Chavez:declaração de Nicholas Burns, sub-secretário de Estado para assuntos políticos dos EUA(país que manda no mundo) em mesa-redonda em SP sobre Hugo Chavez(fonte:FSP-7/2/2007):
"Nós não estamos obcecados com Chávez", disse Burns. "Francamente, ele não é alguém em quem pensamos muito. Nossa política global é trabalhar com amigos e parceiros e isso toma a maior parte de nossa energia."

Posts longos:

Todos aqueles que estão alertas com o andamento do governo lulo-petista sabem que o PT tem um projeto de poder que não acabou com a saída de Zé Dirceu, Palocci e Gushiken. Pelo contrário. Está em pleno andamento este projeto e cada vez mais eles não conseguem esconder da gente o que está sendo feito para torná-lo realidade a médio prazo. Os que saíram ou caíram na sombra por conta dos escândalos agem nos bastidores. O ator principal está cada vez mais "saidinho". Outros atores coadjuvantes tomam o lugar dos que estão nas coxias que por sua vez aguardam a sua volta à ribalta do poder, sonhando com uma reentrée esplendorosa nos braços do povão. Precisamos ter a consciência de que tal fato está acontecendo e que não podemos contar com os políticos adesistas nem com a "oposição" que temos. Urge que os democratas verdadeiros se unam e ajam preventivamente para evitar a continuidade deste projeto que levará o Brasil a um retrocesso "nunca dantes visto nestepaiz" . Leiam AQUI, depois ALI e depois ACOLÁ (pela ordem) estes 3 artigos e tomem suas próprias conclusões.