domingo, 28 de janeiro de 2007

ESSE ESTRANHO AMOR


Leio no Blogando Francamente a afirmação de um deputado informando que 90% dos emails que recebe se referem a algum tipo de pedido pessoal.

Fiquei pensando na origem desse mau hábito. Creio que tem a ver com o autoritarismo que sempre marcou as relações entre os governantes e o povo e não apenas nos longos períodos de ditadura.

Os políticos brasileiros nunca assumiram o papel de representantes daqueles que os elegeram. Ao contrário, consideram-se uma casta superior, quase semideuses a quem se deve prestar homenagens diárias. E caras homenagens, uma vez que, em troca do seu devotamento à pátria, percebem quantias vergonhosamente elevadas.

O cidadão, por seu lado, incentiva o culto, por omissão, por preguiça, por desinformação, eximindo-se de um direito: o de cobrar sempre daqueles que dele dependem para existir. Como todos os deuses, aliás. E que, como todos os deuses, recebem sua cota diuturna de preces muito, muito pessoais. Chego a pensar que só existem para isso.

Os semideuses, digo, os representantes, do alto de sua importância, não julgam necessário ouvir a voz dos representados e sim, a dos integrantes da casta acima da sua, os todo-poderosos presidentes da república (república???).

Mais grave ainda é que transmitem para a população a imagem de auto-condescendentes, ou seja, só se mobilizam verdadeiramente, como um congresso, quando está em jogo, digo, em votação, algum interesse de suas próprias e importantes pessoas. No resto, são lentos, lentos, como lesmas.

Como então são eleitos e reeleitos?

Ora, aqui entra o efeito esmola, tão conhecido e utilizado por políticos de todas as categorias e até pelos sem categoria nenhuma.

É um círculo vicioso em que o político toma o dinheiro do povo, como um todo, para atender, individualmente, os desejos e necessidades do povo. E dê-lhe sapatos, cirurgias, cargos, casamentos, aviões, dentadura, cursos no exterior e até um dinheirinho, que ninguém vive sem ele.

Pronto! O representante eleito para cuidar dos interesses do país está no caminho do sucesso em sua carreira política, cercado da devoção dos seguidores cujos pedidos atendeu, dispostos a tudo para mantê-lo lá no olimpo.

Todos ficam felizes e as grandes decisões, capazes de mudar o rumo do país e melhorar as condições de vida de TODOS os brasileiros, entram na fila do esquecimento e lá permanecem em quase perpétua hibernação.

Nenhum comentário: